terça-feira, 16 de novembro de 2010

A lesma de molho

Frio, frio, muito frio. Não, não é este um dos prazeres da Lituânia, mas de certeza que não poderia ter desfrutado de uma sexta-feira à noite tão espectacular sem ele.
Fomos convidados pelos representantes da Universidade para participar numa noite de Sauna e uma espécie de jacuzzi. Fomos não para muito longe de Klaipèda, apenas a 7 km de distância, literalmente para o meio do nada, onde apenas se via uma casita de madeira. Lá, encontramos uma belíssima sauna, uma "banheira" de madeira com água quente ao ar livre (já a fumegar) e um lago. Foi-nos explicado qual é a rotina e ordem de processos num sítio daqueles. Começamos primeiro pela Sauna, ficamos lá uns minutos, basicamente todos aqueles que conseguirmos suportar dada a elevada temperatura. Após a saída da Sauna é chegada a hora do grande desafio, saltar para um lago gelado. A muito custo, lá me rendi, e saltei lá para dentro. Primeira sensação? Coração a abrandar, o ar parece não querer chegar aos pulmões. Solução? Sair dali o mais depressa possível. Por muito estranho que pareça, quando saímos cá para fora, a sensação é muito melhor do que se podia esperar. É uma sensação fresca, de relaxamento, difícil de explicar. Quando o frio começa a fazer-se sentir, é entrar para dentro da banheira com água quente, e olhar as estrelas. Esta sensação é viciante, razão pela qual andei a saltar de uns sítios para os outros.
Tive ainda tempo de desfrutar na Sauna de uma bela massagem tradicional. É feita com ramos de uma árvore da qual não me lembro do nome. A massagem é estranha, mas consiste em empurrar o ar quente da Sauna de encontro à pele, portanto desfruta-se ao máximo do calor que lá se faz sentir.
O frio não tem só desvantagens... embora para uma portuguesa seja difícil de suportar.

6 comentários:

  1. Sauna e lago gelado =) também fiz isso umas quantas vezes, mas não saltei para o lago, desci e subi umas escadas de alumínio muito depressa... quase como o bip-bip
    muuuuito booommm

    ResponderEliminar
  2. Essa descrição do lago a parar o ar nos pulmões é um pouco assustadora de facto. Mas vai na volta até é giro e fixe... Não sei... De facto ser portuguesa e bater o dente com uns míseros 11ºC faz pensar que ficaria um bloco de gelo dentro desse lago.

    ResponderEliminar
  3. Rita: Eu descia umas escadas, até ficar com os pés dentro de água, depois dava um pulinho rápido e subia as escadas muito depressa.

    Diana: É absolutamente maravilhoso. Depois de um estágio de dois meses na Lituânia, vou regressar a Lisboa de t-shirt.

    ResponderEliminar
  4. E quando fores aos açores vais de bikini vestido, saia e top levezinho =P ah estão 21ºC durante o dia lá... em pleno Novembro!! quero ir pra laaaa

    ResponderEliminar
  5. Esse ritual é um dos quais gostaria de experimentar! Quentinho..gelado..quentinho..massagem parece-me bem! :P

    Agora vens para Portugal e parece-te verão! =)

    bjs

    ResponderEliminar
  6. Opa, que tentação tão grande os Açores. Quem sabe se para o ano não estarei lá por essa altura.

    Claúdio, ias adorar.
    Fogo, podes crer. Hoje para ir às compras tive de suportar 1ºC.

    ResponderEliminar